Imunização

Campanha da vacinação retorna em Pelotas

Quem procurou os postos de saúde na manhã de quinta-feira, ficou sem a dose

Jô Folha -

Por Rafaela Rosa - [email protected]
(Estagiária sob supervisão de Débora Borba)

Os idosos que acordaram cedo na manhã de quinta-feira (2) para enfrentar uma fila e conseguir ser imunizados contra a gripe tiveram uma surpresa: grande parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas não tinha recebido as doses. Entretanto, a Vigilância Epidemiológica do município explicou que o problema ocorreu por conta dos postos estarem fechados na hora da entrega e prometeu que a situação seria normalizada durante o dia.

A reportagem do Diário Popular foi até a UBS Puericultura, localizada no Porto, e um bilhete colado na porta já avisava: “Não tem vacina”. Alguns funcionários do local relataram que estavam sem entender a situação e também não teriam recebido nenhuma orientação para ser repassada. Enquanto isso, cerca de dez pessoas esperavam uma resposta. No Centro de Especialidades, o cenário era diferente: fila que dobrava a rua, chegando na Santa Tecla, sendo que horas antes chegou a tomar conta do quarteirão. Lá, de acordo com a enfermeira Viviane Gomes, mil doses chegaram e a previsão era que acabasse ontem mesmo, visto que às 11h já restavam cerca de cem unidades. A profissional contou que teve o cuidado de fazer um controle entre as imunizações restantes e o número de idosos na fila, para, assim, não deixá-los esperando à toa.

Quem enfrentou a fila foi Rosária Duarte, 70, moradora da Guabiroba. A aposentada acordou cedo e foi até a UBS do bairro, mas a notícia foi que as doses recebidas já tinham acabado. Há 15 dias de quarentena, a idosa quebrou o isolamento e deslocou-se de ônibus até o centro da cidade para tentar ser imunizada. “Só quero fazer e voltar para casa”, disse. Na mesma situação esteve Rudimar Gomes, 60. O aposentado foi até a UBS Círculo Operário, no Areal, acompanhado de uma idosa com 86 anos e de outra que necessita de andador para se locomover. “Chegamos às 7h com tempo úmido e frio”, destacou. Por volta das 8h, de acordo com Gomes, os que aguardavam receberam a notícia que a UBS não tinha recebido as doses e não havia uma previsão de chegada. “Voltamos frustrados para casa”, desabafou.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Maciel, os postos que ficaram desabastecidos foram os que estavam fechados e sem ninguém para receber o lote. Os que receberam, esgotaram em seguida, mas a promessa foi que durante o dia mais imunizações estariam disponíveis, tanto para as UBSs desabastecidas quanto para as que estavam fechadas na hora do primeiro repasse. O posto de Puericultura recebeu o lote por volta do meio-dia e em seguida iniciou os atendimentos. A Assessoria de Comunicação da prefeitura (Ascom) informou, por volta das 17h de ontem, que a equipe de distribuição ainda estava na rua fazendo a entrega das doses. Pelo menos 30 unidades já tinham sido reabastecidas até o fechamento desta edição.

O drive-thru, que a prefeitura chegou a informar que em breve divulgaria datas e locais, foi suspenso. A Ascom explicou que o serviço precisou ser cancelado, devido às doses serem insuficientes. Desse modo, as reservadas para esse fim serão destinadas às UBSs e ao Centro de Especialidades.

No Laranjal
Muita indignação marcou o começo da manhã de ontem junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Breno Nunes. Mais de 150 idosos formavam extensa fila desde às 6h, esperando pela retomada da vacinação contra a gripe H1N1 para pessoas com mais de 60 anos. Nenhum foi vacinado e nem avisado antecipadamente de que não haveria atendimento. Como as vacinas chegaram na quarta-feira, as 150 doses foram aplicadas na tarde do mesmo dia.

A aposentada Isabel Schmigel chegou às 7h e, com sua cadeira de praia, foi uma das primeiras da fila. No local permaneceu até as 9h30min, horário em que a maioria dispersou. “É a terceira vez que venho aqui”, protestou Vilma dos Santos, de 81 anos, com a voz bastante alterada. A orientação repassada pelas funcionárias era de procurar mais informações junto à Secretaria da Saúde sobre uma nova remessa de doses da vacina. A UBS permanecia fechada com cadeado. (Por Maria da Graça Marques)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra 64 milímetros de chuva Anterior

Pelotas registra 64 milímetros de chuva

Caminhoneiros serão incluídos na campanha de vacinação contra gripe Próximo

Caminhoneiros serão incluídos na campanha de vacinação contra gripe

Deixe seu comentário